Aprendendo Com Os Puritanos – Joel R. Beeke

O que você pode aprender dos Puritanos para seu ministério e sua vida pessoal? 

Mas antes, quem foram os Puritanos? Na história da Igreja, quando temos um avivamento em uma geração, há sempre o perigo de a próxima geração ignorar as verdades pregadas, não dando o devido valor.

Os Puritanos foram uma reação a esta geração que veio depois da geração dos reformadores, sendo um movimento que se deu no fim do século XVI até o começo do século XVIII.

Os Puritanos construíram em cima da teologia dos reformadores, buscando aplicá-la a todos os aspectos da vida e, assim, purificar a família e a igreja. Eles enfatizaram (1) a necessidade da restauração da pregação, (2) a necessidade de piedade pessoal e bíblia que acompanha a pregação e (3) a necessidade de restauração da pureza do culto público.

Por causa da profundidade dos livros escritos, nos últimos 50 anos têm surgido um novo interesse pelos livros e pela a teologia dos Puritanos.

Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. (2Tm 4:1-5)

Joel R. Beeke

Joel BeekeJoel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA) e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Beeke é Ph.D. em teologia pelo Westminster Theological Seminary. Publicou 50 livros, dentre eles, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo” (Fiel).
Aprendendo Com Os Puritanos – Joel R. Beeke

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: