A VIDA ESPIRITUAL  [2] – LIVRO 1 – Tomás de Kempis

Apesar do livro, Imitação de Cristo, ser uma obra católica e, portanto, conter doutrinas e conceitos anti-bíblicos, como por exemplo, a doutrina do purgatório, resolvemos postar o mesmo no site, pelo fato deste ser um verdadeiro manual de espiritualidade.

Aquele que é experimentado na Palavra de Deus está apto para analisar todas as coisas e reter o bem. O livro pode ser usado por todos aqueles que estão dispostos a crescer no discipulado radical. Pode inclusive, ser usado, seguindo as divisões de capítulos, como leitura diária devocional.

Bom Desfrute!!!

Capítulo VI
Das afeições desordenadas
1. Todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desordenadamente entra logo a sentir-se inquieto. O soberbo e o avarento nunca têm descanso; o pobre e o humilde de espírito vivem em muita paz. Quem ainda não morreu perfeitamente a si mesmo é bem depressa tentado e vencido em coisas pequenas e insignificantes. O fraco de espírito, ainda um tanto carnal e inclinado às coisas sensíveis, dificilmente pode desapegar-se de todos os desejos da terra; e por isto sente-se muitas vezes triste quando deles se priva e com facilidade se irrita se alguém o contraria.
2. Mas se alcança o que desejava, logo o oprime o remorso de consciência, por haver seguido sua paixão que lhe não traz a paz que buscava. É com efeito resistindo e não obedecendo às paixões que se encontra a verdadeira paz de coração. Paz não terá, pois, o homem carnal nem o dissipado, mas o fervoroso e espiritual.


Capítulo VII

Que se há de fugir a vã esperança e o orgulho

1. Insensato quem coloca a sua esperança nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir aos outros por amor de Jesus Cristo nem de parecer pobre neste mundo. Não te apoies em ti mas em Deus firma a tua esperança. Fazei o que está em tuas mãos e Deus ajudará tua boa vontade. Não confies na tua ciência nem na indústria de nenhuma alma viva, mas na graça de Deus que ajuda os humildes e humilha os presunçosos.

2. Não te glories nas riquezas se as tiveres, nem nos amigos por serem poderosos, mas em Deus que tudo nos dá e acima de tudo deseja dar-se a si mesmo. Não te envaideças da robustez ou da formosura do corpo que a menor enfermidade quebranta e desfigura. Não te comprazes nas tuas habilidades e talentos, para não desagradares a Deus a quem pertencem todos os teus dons naturais.

3. Não te julgues melhor que os outros para que não sejas tido talvez como pior aos olhos de Deus que sabe o que há no homem. Não te ensoberbeças por tuas boas obras, porque bem diversos dos homens são os juízos de Deus, a quem desagrada muitas vezes o que aos homens agrada. Se em ti reconheceres algum bem, pensa que são melhores os outros e assim te conservarás em humildade. Nenhum mal há em te colocares abaixo de todos; grande mal, porém, se ainda a um só te preferires. No coração humilde, paz contínua; no soberbo, freqüente o ciúme e a irritação.

Capítulo VIII
Que se há de evitar a nímia familiaridade

1. “Não abras o teu coração a qualquer pessoa” (Eccles. VIII, 22) mas trata das tuas coisas com homem sábio e temente a Deus. Com os moços e pessoas de fora conversa pouco. Não bajules os ricos nem gostes de aparecer na presença dos poderosos. Procura a companhia dos humildes e simples, dos piedosos e de bons costumes e com eles entretém-te de coisas edificantes. Não tenhas familiaridade com mulher alguma, mas, em geral, encomenda a Deus todas as mulheres de virtude. Intimidade deseja só com Deus e os Anjos; e evita ser conhecido dos homens.

2. Caridade, com todos; mas familiaridade, não convém. Sucede, não raro, que uma pessoa, de longe, brilha com o esplendor da fama, mas, de perto desmerece aos olhos dos que a vêem. Cuidamos às vezes agradar aos outros com a nossa assiduidade, mas, com isto, lhes desagradamos pelos defeitos que em nós vão descobrindo.

Capítulo IX
Da obediência e submissão

1. Grande coisa é viver em obediência, sob a direção de um superior e não ser senhor de si. Muito mais seguro é obedecer que mandar. Muitos vivem em obediência mais por necessidade que por amor; e por isto andam desgostosos e murmuram com facilidade; nunca chegarão à liberdade de espírito se não se submeterem de todo coração por amor de Deus. Para onde quer que vás não encontrarás descanso senão na humilde sujeição à autoridade superior. Muitos se têm iludido imaginando que a mudança de lugar traz melhora.

2. É verdade que cada qual gosta de seguir o próprio parecer e mais se inclina para os que pensam como ele. Mas se Deus está conosco é mister que algumas vezes renunciemos ao nosso modo de ver por amor da paz. Quem é tão sábio que chegue a saber tudo perfeitamente? Não confies, pois, demais na tua opinião mas de bom grado ouve também a dos outros. Se for bom o teu parecer e o deixares por amor de Deus para seguir o de outrem, terás com isto maior proveito.

3. Muitas vezes ouvi que mais seguro é tomar que dar conselho. Bem pode também suceder que seja bom o parecer de cada um; mas não querer ceder aos outros quando a razão ou as circunstâncias o pedem, sinal é de soberba teimosia.

Capítulo X
Que se deve evitar as palavras inúteis

1. Evita quanto puderes o bulício do mundo; tratar de coisas seculares, ainda com intenção pura, traz sempre grande detrimento. Bem depressa nos deixamos inquinar e prender pela vaidade. Tomara eu tantas vezes haver-me calado e não ter estado entre os homens! Por que razão gostamos tanto de falar e conversar quando raras vezes voltamos ao silêncio sem trazer a consciência magoada? A razão por que tão de boa vontade falamos é porque nas nossas conversas procuramos consolar-nos mutuamente e queremos aliviar o coração fatigado de tantas preocupações. E é sempre agradável falar e pensar naquilo que muito amamos e desejamos ou que nos contraria.

2. Mas, infelizmente, quase sempre em vão: esta consolação externa não é pequeno obstáculo às consolações interiores e divinas. Importa vigiar e orar para que não passe inutilmente o tempo. Quando for permitido ou conveniente falar, fala de coisas edificantes. O mau costume e o descuido do nosso aproveitamento muito contribuem para o desmando da língua. Muito, porém, aproveitam para o progresso da alma as conferências piedosas sobre assuntos espirituais principalmente quando se reúnem no Senhor, pessoas animadas das mesmas intenções e do mesmo espírito.

Tomás de Kempis

tomas-de-kempis2Tomás de Kempis, também conhecido como Tomás de KempenThomas HemerkenThomas à Kempis, ou Thomas von Kempen (Kempen, Renânia, 1379 ou 1380- 25 de julho de 1471, mosteiro de Saint Agnetenberg, Zwolle) Monge e escritor alemão, Tomás de Kempis nasceu em 1380, em Kempen, na Renânia do Norte (perto de Colónia), faleceu a 24 de julho de 1471, no Mosteiro de Santa Inês.

Imitação de Cristo - Tomás de KempisNota Importante: As nossas próximas postagens nós estarem compartilhando com os amados irmão o livro Imitação de Cristo, apesar do livro Imitação de Cristo ser uma obra católica e, portanto, conter doutrinas e conceitos anti-bíblicos, como por exemplo, a doutrina do purgatório, resolvemos postar o mesmo no site, pelo fato deste ser um verdadeiro manual de espiritualidade. Aquele que é experimentado na Palavra de Deus está apto para analisar todas as coisas e reter o bem. O livro pode ser usado por todos aqueles que estão dispostos a crescer no discipulado radical. Pode inclusive, ser usado, seguindo as divisões de capítulos, como leitura diária devocional.

A VIDA ESPIRITUAL [2] – LIVRO 1 – Tomás de Kempis

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