Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 1 ]

Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumenta.

Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor. II Timóteo 2:15. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade,”

C H SPORGEON
 
 
 
 
 1) Pergunta. Qual é o objetivo principal do homem?

Resposta. O objetivo principal do homem é glorificar a Deus I Coríntios 10:31. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”, e ter comunhão com Ele para sempre Salmo 73:25-26. “A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.”

2) Pergunta. Que regra Deus nos deu para nos ensinar como podemos glorificá-lO?

Resposta. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamento Efésios 2:20. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” II Timóteo 3:16. ” Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele I João 1:3. “O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco, e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”

3) Pergunta. O que é que as Escrituras ensinam principalmente?

Resposta. As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer em relação a Deus, e o que Deus requer do homem II Timóteo 1:13. “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus.” Eclesiastes 12:13. “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem.

4) Pergunta. Quem é Deus?

Resposta. Deus é: 
Um Espírito João 4:24. “Deus é Espírito.”

Infinito  Jó 11:7. “Porventura alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?”

Eterno Salmo 90:2. “De eternidade a eternidade, tu és Deus.” I Timóteo 1:17. “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre.Amém.”

Imutável Tiago 1:17. “O Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

Em seu ser  Êxodo 3:14. “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

Sabedoria e poder  Salmo 147:5. “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.”

Santidade  Apocalipse 4:8. “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.”

Justiça, bondade e verdade  Êxodo 34:6-7. “Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente.”

5) Pergunta. Há mais do que um Deus?

Resposta. Há um só Deus  Deuteronômio 6:4. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”  Vivo e verdadeiro  Jeremias 10:10. “Mas o Senhor Deus é a verdade: ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno.”

6) Pergunta. Quantas pessoas há na Trindade?

Resposta. Há três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Os três são um Deus, iguais em essência, poder e glória. I João 5:7. “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; estes três são um.”  Mateus 28:19. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

7) Pergunta. Quais são os decretos de Deus?

Resposta. Os decretos de Deus são Seu propósito eterno de acordo com o conselho de Sua própria vontade, pelo que por Sua própria glória Ele predestinou tudo o que haveria de acontecer  Efésios 1:11-12. “Havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para o louvor da sua glória.”

8) Pergunta. Como Deus executa Seus decretos?

Resposta. Deus executa Seus decretos nas obras da criação  Apocalipse 4:11. “Tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”  E providência  Daniel 4:35. “Segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra: não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?”

9) Pergunta. O que são as obras da criação?

Resposta. As obras da criação é Deus:
Fazer tudo Gênesis 1:1. “No princípio criou Deus os céus e a terra.”  Do nada, pela palavra do Seu poder  Hebreus 11:3. “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”  E tudo muito bem Gênesis 1:31. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.”.

10) Pergunta. Como Deus criou o homem?

Resposta. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem Gênesis 1:27. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Em conhecimento, justiça, e santidade Colossenses 3:10. “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”  Efésios 4:24. “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Com domínio sobre as criaturas  Gênesis 1:28. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”.

 
Esse Catecismo foi publicado na data aproximada de 14 de outubro de 1855, quando Charles Haddon Spurgeon contava com 21 anos de idade. Nessa data, Spurgeon pregou seu sermão publicado de nº46 a milhares de pessoas que se reuniam para ouvi-lo na Capela Batista de New Park Street. Quando o sermão foi lançado, ele continha um anúncio desse catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, Tu tens sido nosso Refúgio, de geração em geração.” (Salmo 90: 1)
 
Charles H. Spurgeon 011C. H. Spurgeon (1834-1892) era pregador, autor e editor britânico. Foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, desde 1861 até a data de sua morte. Fundou um seminário, um orfanato e editou uma revista mensal chamada “Sword and Trowel”. Conhecido como “Príncipe dos Pregadores”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional.
 
Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 1 ]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: