Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 6 ]

Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumenta.

Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade,” II Timóteo 2:15.

C H SPORGEON
 
 
 
 51. Pergunta. Como se deve santificar o sábado?

Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias (Levítico 23:3. “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (Salmo 92:1-2. “Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade”), exceto nas obras necessárias de caridade (Mateus 12:11-12. “Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados”)

52. Pergunta. Qual é o quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento é: Êxodo 20:12. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

53. Pergunta. O que se exige no quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento exige preservar a honra e realizar as obrigações devidas aos pais e a cada um em vários lugares e relacionamentos a:

Superiores (Efésios 5:21-22. “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor”)

Inferiores (Efésios 6:1, 5. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne”)

Ou iguais (Romanos 13:1 “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores”)

54. Pergunta. Que razão vem anexada ao quinto mandamento?

Resposta. A razão anexada ao quinto mandamento é uma promessa de longa vida e prosperidade aqueles que guardam este mandamento de Deus e O servem para Sua glória e seu próprio bem (Efésios 6:2-3. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”)

55. Pergunta. Qual é o sexto mandamento?

Resposta. O sexto mandamento é: Êxodo 20:13. “Não matarás”.

56. Pergunta. O que o sexto mandamento proíbe?

Resposta. O sexto mandamento proíbe:

Tirar a própria vida (Atos 16:28. “Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”)

Ou a do próximo sem razão (Gênesis 9:6. “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado”)

Ou tudo o que inclina-se a isso (Provérbios 24:11-12. “Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança; se disseres: porventura não o considerará aquele que pondera os corações”)

57. Pergunta. Qual é o sétimo mandamento?

Resposta. O sétimo mandamento é: Êxodo 20:14. “Não adulterarás”.

58. Pergunta. O que o sétimo mandamento proíbe?

Resposta. O sétimo mandamento proíbe:

Todos os pensamentos (Mateus 5:28. “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Colossenses 4:6. “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”)

Palavras (Efésios 5:4. “Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes, ações de graças”. II Timóteo 2:22. “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”)

E ações (Efésios 5:3. “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos”) que são impuros.

59. Pergunta. Qual é o oitavo mandamento?

Resposta. O oitavo mandamento é: Êxodo 20:15. “Não furtarás”.

60. Pergunta. O que o oitavo mandamento proíbe?

Resposta. O oitavo mandamento proíbe:

Tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (I Timóteo 5:8. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. Provérbios 28:19. “O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza”. Provérbios 21:6. “Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte”)

Ou dos outros (Efésios 4:28. “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”) injustamente.

61. Pergunta. Qual é o nono mandamento?

Resposta. O nono mandamento é: Êxodo 20:16. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

62. Pergunta. O que o nono mandamento exige?

Resposta. O nono mandamento exige:
Manter a verdade entre homem e homem (Zacarias 8:16. “Falai a verdade cada um com o seu próximo”)

E manter limpo nosso nome (I Pedro 3:16. “Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo” Atos 25:10. “Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus”)

E o do próximo (III João 12. “Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos”), Especialmente perante um tribunal (Provérbios 14:5, 25. “A verdadeira testemunha não mentirá. A testemunha verdadeira livra as almas”)

63. Pergunta. Qual é o décimo mandamento?

Resposta. O décimo mandamento é: Êxodo 20:17. “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

64. Pergunta. O que o décimo mandamento proíbe?

Resposta. O décimo mandamento proíbe:

O descontentamento com o que temos (I Coríntios 10:10. “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”)

Inveja ou cobiça com o que é do próximo (Gálatas 5:26 “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos aos outros, invejando-nos uns aos outros”)

E todas as emoções e afeições desordenados em relação a qualquer coisa que pertença a ele (Colossenses 3:5. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”)

65. Pergunta. Existe alguém capaz de cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus?

Resposta. Nenhum mero homem, desde a queda, pode guardar perfeitamente os mandamentos de Deus nesta vida (Eclesiastes 7:20. “Na verdade que não há homem sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque”) mas:

Diariamente os quebra em pensamentos (Gênesis 8:21. “A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” )

Palavras (Tiago 3:8. “Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal”)

E ações (Tiago 3:2. “Todos tropeçamos em muitas coisas”)

66. Pergunta. Todas as transgressões da lei são igualmente odiosas?

Resposta. Alguns pecados em si, e através de vários agravantes, são mais odiosos à vista de Deus do que outros (I João 19:11. “Aquele que me entregou a ti maior pecado tem”. I João 5:16. “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte”)

67. Pergunta. O que cada pecado merece?

Resposta. Cada pecado merece a ira e maldição de Deus, tanto nesta quanto na vida porvir (Efésios 5:6. “Ninguém vos engane com palavra vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. Salmo 11:6. “Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre, e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo”)

68. Pergunta. Como podemos escapar da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa dos nossos pecados?

Resposta. Para escaparmos da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa do pecado, temos que:

Crer no Senhor Jesus Cristo (João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”) confiando só em Seu sangue e justiça.

Esta fé é acompanhada pelo arrependimento da vida passada pecaminosa (Atos 20:21. “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”) E leva à santidade na vida cristã futura.

69. Pergunta. O que é fé em Jesus Cristo?

Resposta. Fé em Jesus Cristo é a graça de Deus (Hebreus 10:39. “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para conservação da alma”), pela qual:

Recebemos (João 1:12. “Mas, a todos quantos receberam, deu- lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome)

E descansamos só nEle para a salvação (Filipenses 3:9. “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé”)

Como Ele anunciou no Evangelho (Isaías 33:22. “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará”)

70. Pergunta. O que é arrependimento para a vida?

Resposta. Arrependimento para a vida é a graça de Deus (Atos 11:18. “Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”), por meio da qual:

Um pecador, sentindo os próprios pecados (Atos 2:37. “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos”? )

E entendendo e recebendo a misericórdia de Deus em Cristo (Joel 2:13. “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal”) Com tristeza e ódio deixa os seus pecados e volta-se para Deus (Jeremias 31:18-19. “Converte-me, e converter-me-ei, porque és o Senhor meu Deus. Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade”)

Com o firme propósito de se esforçar para obedecer ao seu Senhor (Salmo 119:59. “Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos”)

Esse Catecismo foi publicado na data aproximada de 14 de outubro de 1855, quando Charles Haddon Spurgeon contava com 21 anos de idade. Nessa data, Spurgeon pregou seu sermão publicado de nº46 a milhares de pessoas que se reuniam para ouvi-lo na Capela Batista de New Park Street. Quando o sermão foi lançado, ele continha um anúncio desse catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, Tu tens sido nosso Refúgio, de geração em geração.” (Salmo 90: 1)
 
 
Charles H. Spurgeon 011C. H. Spurgeon (1834-1892) era pregador, autor e editor britânico. Foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, desde 1861 até a data de sua morte. Fundou um seminário, um orfanato e editou uma revista mensal chamada “Sword and Trowel”. Conhecido como “Príncipe dos Pregadores”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional.
 
Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 6 ]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: