NADA ME FALTARÁ – Phillip Keller [ Introdução]

A Bíblia é, em larga escala, uma coleção de livros escritos por homens de origem humilde, que a produziram sob a orientação do Senhor.

Grande parte de sua terminologia e ensino emprega linguagem rural enfocando aspectos da vida do campo e os fenômenos da natureza. As pessoas a quem estes escritos foram originalmente dirigidos eram, em sua maioria, gente simples, de vida nômade, sempre em contato com a natureza, rodeada pela atmosfera livre dos campos.

147a7404d72ce1d636e494541674331414f6744Hoje não acontece assim. Muitos dos que leem ou estudam as Escrituras no século XX provêm de um centro urbano, vivendo em ambientes criados pelo homem. As pessoas que moram nas cidades. Principalmente, muitas vezes não se acham bem familiarizadas com assuntos tais como: gado, colheita, terras, fruto ou vida animal. Por isso. Ficam sem apreender grande parte das verdades ensinadas na Palavra de Deus, já que não conhecem, em detalhes, questões relacionadas com ovelhas, trigo, solo e uvas.

Porém, a revelação divina está estreitamente ligada a conceitos básicos do mundo natural. O Senhor Jesus, quando se encontrava entre nós, constantemente citava em suas parábolas os fenômenos naturais, a fim de explicar verdades sobrenaturais. Trata-se de um método correto, inquestionável e válido, tanto espiritual como cientificamente.


Tudo isso faz sentido e se torna mais compreensível para nós quando reconhecemos o fato de que Deus é o autor e originador tanto do mundo natural como do sobrenatural (espiritual). As mesmas leis, princípios e métodos básicos operam nestas duas esferas contíguas. Segue-se, portanto, que para entender um, temos que compreender bem417381_93711os princípios paralelos que regem o outro.


Devo dizer aqui que foi através deste tipo de interpretação das Escrituras que meu entendimento delas se tornou mais significativo. Isto também explica, em parte, por que as verdades de que tenha falado a várias congregações são relembradas pelos ouvintes com grande clareza.


Por isso não vejo necessidade de desculpar-me ao apresentar esta coleção de estudos pastorais acerca do conhecido e amado – mas muitas vezes mal-entendido – Salmo 23.


Estas mensagens foram preparadas em um cenário singular, que talvez me tenha proporcionado uma apreciação mais profunda que a da maioria das pessoas, daquilo que Davi tinha em mente ao escrever este belíssimo poema. Para começar, eu me criei na África Oriental, cercado de boiadeiros nativos, homens simples, cujos costumes lembravam em muito os de seus “colegas” do Oriente Médio. Portanto, acho-me intimamente familiarizado com o lado poético, com a emoção e a vida pitoresca de um pastor oriental. Em segundo lugar, durante minha juventude, ganhei a vida durante oito anos, como criador de ovelhas. Por conseguinte, escrevo como alguém que conhece pessoalmente todas as fases da avicultura. Mais tarde, como pastor leigo de uma igreja comunitária, ensinei as verdades reveladas por este salmo ao meu “rebanho”, dominicalmente, durante vários meses.

Portanto foi dessas experiências de primeira mão que surgiram as mensagens que se seguem. Até onde sei, é a primeira vez que um pastor, de mãos calosas, escreve uma obra mais longa a respeito do salmo pastoral.

Mas existe uma dificuldade relacionada com o fato de se escrever um livre acerca de uma passagem tão conhecida das Escrituras. O autor irá, provavelmente, desiludir o leitor com relação às suas antigas noções acerca do Salmo. Como muitos outros ensinos espirituais, o Salmo 23 tem sido cercado de certo volume de imagens sentimentais, que têm sido vinculadas a ele, mas que não encontram ressonância na vida real. Aliás. Algumas das ideias que circulam a respeito dele chegam a ser quase absurdas.

Eu pediria, então, ao leitor, que encarasse as páginas que se seguem de mente aberta e isenção de espírito. Se o fizer, seu ser será inundado de verdades novas e maravilhosas visões do cuidado e interesse de Deus por ele. Assim, ele será conduzido a um novo e corajoso apreço do interminável esforço envidado pelo Salvador em favor de suas ovelhas. Disso resultará uma crescente admiração pelo grande Pastor de sua alma.

Phillip Keller

Fonte: Livro – Nada me Faltará {O Salmo 23 à luz das experiências de um pastor de Ovelhas} – Phillip Keller [Editora Betânia 1979]

Salvar

NADA ME FALTARÁ – Phillip Keller [ Introdução]
Tags:             

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: