Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 4 ]

Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumenta.

Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor.

II Timóteo 2:15. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

C H SPORGEON
 
 
 
 
 31. Pergunta. Que benefícios tem nesta vida aqueles que são chamados eficazmente?

Resposta. Os que são chamados eficazmente tem nesta vida:

A justificação, Romanos 8:30. “E aos que predestinou a estes também chamou: e aos que chamou a estes também justificou: e aos que justificou a estes também glorificou.”

Adoção, Efésios 1:5. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo.”

Santificação, e os vários outros benefícios, que ou os acompanham ou fluem delas I Coríntios 1:30. “Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.”

32. Pergunta. O que é justificação?

Resposta. A justificação é o ato da livre graça de Deus em que:

Ele perdoa todos os nossos pecados Romanos 3:24. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

e nos aceita como justos em sua vista II Coríntios 5:21. “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

Só pela justiça de Cristo imputada a nós Romanos 5:19. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”

Que é recebido unicamente pela fé Gálatas 2:16. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo”. Filipenses 3:9. “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.”

33. Pergunta. O que é adoção?

Resposta. A adoção é:

O ato da livre graça de Deus I João 3:1. “Vede quão grande amor nos tem concebido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus”

Pela qual somos recebidos no número dos salvos, e temos o direito a todos os privilégios dos filhos de Deus João 1:12. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome”. Romanos 8:17. “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.”

34. Pergunta. O que é santificação?

Resposta. A santificação é:

A obra do Espírito de Deus II Tessalonicenses 2:13. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.” Pela qual somos renovados no homem novo feito à imagem de Deus Efésios 4:24. “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

E somos mais e mais capacitados a morrer para o pecado, e a viver para a justiça Romanos 6:10. “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado, mas, quanto a viver, vive para Deus.”

35. Pergunta. Quais são os benefícios que acompanham ou fluem da justificação, adoção e santificação nesta vida?

Resposta. Os benefícios que acompanham ou fluem da justificação nesta vida Romanos 5:1-2, 5. “Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus ……E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” são:

A certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo Romanos 14:17. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo), Crescimento na graça de Deus, e perseverança até o fim Provérbios 4:18.“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” I João 5:13. “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.” I Pedro 1:5. “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação.”

36. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo quando morrem?

Resposta. O espírito dos crentes na morte:
Se torna perfeito em santidade Hebreus 12:23. “Aos espíritos dos justos aperfeiçoados.”

E passa imediatamente para a glória, Filipenses 1:23. “Tendo desejo de partir, e estar com Cristo”. II Coríntios 5:8.“Mas temos a confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor”. Lucas 23:43. “Hoje estarás comigo no Paraíso.”

E seu corpo, sendo ainda unido a Cristo, I Tessalonicenses 4:14. “Assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.”

Descansa no túmulo, Isaías 57:2. “Entrará em paz: descansarão nas suas camas os que houverem andando na sua retidão.”

Até a ressurreição, Jó 19:26. “E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.”

37. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo na ressurreição?

Resposta. Na ressurreição, os crentes sendo ressuscitados em glória, I Coríntios 15: 43. “Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória.”, serão:

Reconhecidos e declarados justificados no dia do juízo, Mateus 10:32. “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.”

E feitos perfeitamente abençoados tanto no espírito quanto no corpo desfrutando completamente a comunhão com Deus, I João 3:2. “Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele: porque assim como é o veremos.”

Por toda a eternidade, I Tessalonicenses 4:17. “E assim estaremos sempre com o Senhor.”

38. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio em sua morte?

Resposta. O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte, Lucas 16:22-24. “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia, Salmo 49:14. “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles.”

39. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio no dia do juízo?

Resposta. No dia do juízo o corpo do ímpio será:

Ressuscitado do túmulo e sentenciado, juntamente com o espírito, aos tormentos inexprimíveis com o diabo e seus anjos para sempre, Daniel 12:2. “E muitos do que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. João 5:28-29. “Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”. II Tessalonicenses 1:9. “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição”. Mateus 25:41. “Apartai-vos de mim,malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

40. Pergunta. O que Deus revelou ao homem como regra de obediência?

Resposta. A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral, Deuteronômio 10:4. “Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim”. Mateus 19:17. “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”, que deve ser obedecida e que está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.

 
Esse Catecismo foi publicado na data aproximada de 14 de outubro de 1855, quando Charles Haddon Spurgeon contava com 21 anos de idade. Nessa data, Spurgeon pregou seu sermão publicado de nº46 a milhares de pessoas que se reuniam para ouvi-lo na Capela Batista de New Park Street. Quando o sermão foi lançado, ele continha um anúncio desse catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, Tu tens sido nosso Refúgio, de geração em geração.” (Salmo 90: 1)
 
Charles H. Spurgeon 011C. H. Spurgeon (1834-1892) era pregador, autor e editor britânico. Foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, desde 1861 até a data de sua morte. Fundou um seminário, um orfanato e editou uma revista mensal chamada “Sword and Trowel”. Conhecido como “Príncipe dos Pregadores”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional.
Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 4 ]
Tags:         

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: